A Cultura Lean Como Ferramenta para o Sucesso

business persons plan a project

Lean é uma palavra que já vem sendo usada dentro das empresas no Brasil e no mundo há alguns anos. Nome adotado pela filosofia de manufatura da Toyota nos anos 50, tem como pilar principal a busca constante pela eliminação de desperdícios, aliada ao aumento de produtividade e qualidade.
Desperdício existe em todos os setores e atividades de uma empresa – e esse é o ponto deste artigo.

A cultura lean passa por questionar as atitudes, processos e ações que sempre foram usuais, a rotina da empresa. Por que temos de fazer desta forma – todos esses passos agregam valor aos nossos clientes? Esta revisão adicional, esta assinatura a mais, este e-mail aos envolvidos – isso tem valor para nosso cliente, ou faz parte apenas dos “usos e costumes” da empresa?

Atividades que não agregam valor ao nosso cliente final tem de ser seriamente questionadas – geralmente são fruto da nossa sede de controle, ou de conceitos antigos, ou da tentativa de se fazer parecer ocupado e indispensável para a empresa. Todas as atividades que não sejam extremamente relevantes e que agreguem valor são custo adicional para a empresa. Custo de gente, tempo, recursos em geral. Qual empresa tem recursos para desperdiçar hoje em dia?

Para qualquer ação ou atividade da empresa, temos de sempre perguntar: qual o propósito disso? Qual o problema que precisamos resolver? Podemos reduzir o número de passos necessários para chegar lá? Como melhor atenderemos nossos clientes? Reduzir os processos ao seu mínimo indispensável deve ser o pensamento de todos. A cultura Lean tem de ser participativa, todos devem estar engajados pois precisam entendê-la e contribuir com suas experiências e olho crítico.

Mas essa cultura não se instala sozinha – precisa haver treinamento, educação e ser dado ferramental para que as pessoas não apenas apliquem a filosofia, mas a repliquem internamente para que seu entendimento e engajamento seja geral na empresa. Neste ponto é fundamental o exemplo das lideranças – elas tem o poder de transformar comportamentos e definir a cultura das empresas. Para isso, os líderes tem de questionar o status quo e incentivar que as metodologias Lean sejam empregadas em todos os projetos, revisões de processos e costumes gerais dentro da empresa.

Couple managing the debt

A forma Lean de pensar não deve se ater apenas aos processos da empresa, mas no bom uso de todos os seus recursos. Esses dias assisti uma palestra proferida pelo dono de uma start-up. Ela foi criada, cresceu, começou a faturar bem, recebeu um aporte de US$ 10 milhões de um fundo de investimentos e faliu. Evidentemente que por motivos operacionais e decisões erradas, mas entre as decisões erradas estava o uso do dinheiro da empresa. Com os milhões em caixa entraram na fase do “novo rico”, gastando indiscriminadamente em coisas não alinhadas ao objetivo fim da empresa e supérfluas – inflacionando salários de novos contratados, melhorando equipamentos sem necessidade, apenas porque “podiam”.

Quem anda sempre com o cinto apertado, na hora da crise precisa geralmente fazer apenas pequenos ajustes. Isso se aplica a estrutura da empresa, escritórios, controles de custos e de gastos, frequentes questionamentos sobre toda a cadeia de valor da empresa. Isso não quer dizer avareza e economias insignificantes que afetem a moral do time (cortar café, comprar papel higiênico de pior qualidade, reduzir a limpeza do escritório). Isso quer dizer focar em tudo que é supérfluo e não se traduz em maior rentabilidade da empresa nem benefício aos clientes.

Uma boa fonte de pesquisa para quem quer se aprofundar na metodologia Lean é acessar o Lean Institute Brasil – www.lean.org.br. Quem precisa revisar a estrutura e processos de sua empresa para alinhá-las às melhores práticas e aumentar a rentabilidade do negócio, pode contatar a Direta Consultoria – teremos prazer em ajudá-lo.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

2 respostas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VAMOS CONHECER O NOSSO TRABALHO?

Agende uma reunião!

CONTATO

Como Encontrar a Direta?

FALE CONOSCO

+55 11 98204-1154

E-MAIL

contato@diretaconsultoria.com.br

ESCRITÓRIO

São Paulo / SP

VAMOS TRABALHAR EM CONJUNTO?

Agende hoje mesmo!

Precisa de ajuda? Need Help?