Dica básica para situações de crise

businesspeople team frustrated about economic arrow falling down financial crisis bankrupt investment risk concept business people holding red chart moving downward full length horizontal vector illustration

Uma reflexão sobre o atual momento com o COVID-19, que está afetando tudo e assustando a todos globalmente. Esta é a primeira crise pós segunda guerra mundial que não foi causada pelo sistema financeiro. O inimigo é diferente de tudo que havíamos experimentado até então.

De fato, o que temos de concreto é que todas as empresas, das menores até as grandes corporações, registrarão receitas menores que as do ano passado, algumas afundarão, outras irão terminar pior esta jornada e outras terminarão este período melhores.

Esta Pandemia acelerou as mudanças, é um período de transformação. Hoje as mudanças forçadas são temporárias, mas ao final deste período difícil quais delas poderão ter se tornado permanentes? Estamos aprendendo na dor que podemos fazer negócios de maneira diferente.

Aproveite o momento para analisar e refletir o que pode mudar no seu negócio.  Não seja uma das empresas que afundará nesta ou na próxima crise.

Uma dica – como já dissemos em vários artigos – CASH IS KING – dinheiro, o caixa, é rei. Faça uma análise e projeção do fluxo de caixa de sua empresa para os próximos 4 meses, pelo menos. O faça considerando cenários de faturamento (cenário básico, pessimista 1, pessimista 2, pessimista 3) – a não ser que sua empresa faça parte das privilegiadas pelas condições atuais (varejo de alimentos e necessidades básicas, álcool-gel e assemelhados, etc). Mas mesmo assim faça este exercício.

Baseado nas projeções, estabeleça seus planos de ação e as decisões que deverão ser tomadas em cada situação – cortes, renegociações, adaptações, fontes de capital – saiba o que fazer perante cada cenário com antecedência. Quando a situação ocorrer, cumpra o plano. Pense antes da situação de maior estresse, o pânico não é o melhor conselheiro.

Se sua empresa precisa de auxílio para definir cenários e montar os planos de ação imediatos e de curto/médio prazo, contate a DIRETA Consultoria – podemos trabalhar juntos mas de forma remota com ferramentas de vídeo-conferência.

Fique em segurança, ouça as autoridades sanitárias e confie que como toda crise, esta também passará.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda? Need Help?