A Importância do Planejamento Estratégico e o Sistema de Gestão

Plan Strategy Target Aim Success Concept

A responsabilidade de gerenciar uma empresa, ou uma unidade de uma empresa, não é um peso leve nos ombros de nenhum administrador. As metas são normalmente agressivas, o mercado nem sempre está a nosso favor, e todo dia temos uma nova batalha a enfrentar. Não é fácil.

Com tudo isso acontecendo, é fácil que se perca o foco. A clareza daquilo que é importante. No dia a dia, saber improvisar é uma grande qualidade – nos tira de apertos e resolve as urgências. Mas a médio e longo prazos (que chegam mais rápido do que imaginamos), pouca coisa substitui o planejamento, a definição de estratégias do negócio e a clareza de onde queremos chegar.

O Sistema de Gestão é a ferramenta que nos permite transformar a Estratégia de Negócio em realidade.

Considerando o mercado, clientes, concorrentes, a Estratégia indica o rumo que os controladores (donos ou executivos) querem dar à empresa.

O passo anterior à definição da Estratégia é ter claros os seus 3 alicerces:

  • Missão – quem somos. Por quê existimos.
  • Visão – onde queremos chegar.
  • Valores – quais são os comportamentos ou valores que queremos incentivar.


Na prática, muita gente não valoriza esse conjunto. São apenas palavras na parede da recepção. Grave engano – o exercício de definir Missão, Visão e Valores nos obriga a pensar e clarear a mente para elaborarmos a Estratégia do Negócio.

A partir da Estratégia, definimos os Objetivos Estratégicos. São metas de médio prazo (2 a 3 anos) que tornam o caminho tangível, com objetivos claros e mensuráveis.

Os Objetivos Estratégicos são a referência para a definição do Orçamento Anual (ou budget), que se desdobrará em Metas Anuais.

Isso definido, a penúltima parte da preparação da Estratégia do Negócio é o Alinhamento Organizacional. É o ajuste dos processos, estrutura e liderança da empresa para viabilizar os objetivos definidos.

E a última parte é definirmos os mecanismos de controle e acompanhamento de resultados dos planos de ação acordados (táticos, operacionais) – com metas, responsáveis e prazos. O tal Sistema de Gestão.

Sem metas, responsáveis e prazos distribuídos em todos os níveis da empresa, o Planejamento Estratégico vira fumaça, é apenas um conjunto de intenções. A execução é a chave.

Isso é válido para empresas de todos os portes – pequenas, médias e grandes.
Sua empresa precisa aperfeiçoar o Planejamento Estratégico? Usá-lo como ferramenta de transformação? Se sua empresa precisa de ajuda para ir do Planejamento à Execução, sem pular etapas, consulte-nos.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VAMOS CONHECER O NOSSO TRABALHO?

Agende uma reunião!

CONTATO

Como Encontrar a Direta?

FALE CONOSCO

+55 11 98204-1154

E-MAIL

contato@diretaconsultoria.com.br

ESCRITÓRIO

São Paulo / SP

VAMOS TRABALHAR EM CONJUNTO?

Agende hoje mesmo!

Precisa de ajuda? Need Help?