Especialistas Confirmam que Várias Empresas Não Exploram Incentivo Fiscal

incentivos fiscais

Gostaríamos de chamar sua atenção sobre um tema pouco explorado pelas empresas, e que está regulado por leis federais, estaduais e municipais, sem expor as empresas a qualquer risco fiscal.

Aprendemos que existem diversas formas para alcançar o sucesso, uma delas é seguir e espelhar quem já alcançou o objetivo que você deseja. Com nossa experiência, encontramos uma forma de trabalho que gera resultados.

No decorrer dos anos, desenvolvemos e implantamos projetos visando obter Incentivo fiscais para algumas empresas importantes no mercado brasileiro. Veja que no dia a dia dentro do escritório, em reuniões, e-mails, pedidos de última hora, falta de tempo etc., abdicamos de buscar alternativas totalmente amparadas na legislação e que melhoram significativamente a rentabilidade dos nossos negócios. 

Mostrando um caso prático:

Uma empresa de um único produto diferenciado foi impactada no seu modelo de negócio (Faturamento) por uma alteração de legislação. O novo cenário tirava qualquer intermediário na cadeia e o produto passava a ser faturado diretamente para um único cliente, e o ICMS não deveria ser destacado na Nota Fiscal, ou seja, zero de ICMS na venda.

Pois bem, sendo o produto importado, o problema para a empresa acontecia porque o estado onde se realizava o desembaraço fiscal e aduaneiro não abria mão do direito por Lei de ter o ICMS recolhido e pago antecipadamente no momento do desembaraço aduaneiro.

O resultado disto era que a empresa estava gerando valores altíssimos de “Crédito de ICMS” devido ao alto valor agregado do produto importado, já que a sua Nota Fiscal de Venda por força da alteração da Lei não podia ter o ICMS destacado.

O que fazer, ou o que foi feito devido a mudança de cenário fiscal? Pois a cada importação o valor de crédito fiscal de ICMS só aumentava e sem alternativa de repassar na saída pois era uma empresa de um único produto.

Olhamos para fora do eixo da grande metrópole em que a empresa operava e fomos analisar outras possibilidades em outros estados, e encontramos mais de uma solução naquele momento.

Nós movemos a parte de operação com o produto (Supply Chain) para outro Estado abrindo uma filial, e com base no regulamento de ICMS deste Estado encontramos a solução para não gerar mais crédito de ICMS.

Temos outros casos dentro de soluções com Benefício fiscal que poderíamos relatar aqui, mas, o que queremos dizer com o relato de caso acima é que as empresas que querem ser competitivas têm que buscar outras soluções que não seja só diminuir preço e perder margem, buscar Benefícios Fiscais não é ilegal, isto é permitido por lei e está regulado nas leis dos estados, basta saber como procurar.

Existem incentivos fiscais relacionados aos impostos, para inovação e tecnologia, para pesquisa e desenvolvimento, para desenvolvimento regionais, isenções de prefeituras etc.  É preciso dedicar tempo e buscar a melhor alternativa para sua empresa se beneficiar e se tornar mais rentável.

Hoje em dia vários estados se utilizam deste mecanismo para atrair empresas e investimentos, e não aproveitamos as oportunidades que podem estar bem perto da gente. Ficamos fazendo sempre a mesma coisa e presos aos grandes centros mantendo a distribuição e faturamento dos nossos produtos inalterados.

Claro que é preciso fazer as contas, montar uma análise de cenários e entender a viabilidade ou não de uma mudança. O objetivo aqui é provocá-los a explorar outras possibilidades.

Se você quiser saber mais sobre este tema fale com a Direta Consultoria – iremos apoiá-lo desde a montagem do plano de negócio (business plan) até a solicitação do incentivo (se for o caso) e implementação da solução.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda? Need Help?