EBITDA e Seus Importantes Aspectos

ebitda

Muitos empresários não têm o total conhecimento do resultado econômico e financeiro do seu negócio. Em muitas empresas vemos situações onde o empresário reclama – “poxa estou gerando lucro, mas estou sem caixa, está apertado, tenho que pedir empréstimo, tenho que investir mais dinheiro próprio, vou vender um ativo pois estou precisando de caixa, vou aceitar uma sociedade no meu negócio para ter mais “folego”.

Este tema é um dos mais complexos em se tratando de gestão de empresa, pois são muitas variáveis que se desdobram em subcategorias a serem analisadas para se obter o correto diagnostico da performance financeira de uma organização.

Para se ter uma correta e detalhada análise dos resultados financeiros de uma organização, temos que mergulhar no demonstrativo de resultado do período corrente e passados.

O exemplo abaixo, de uma maneira sintética, nós temos alguns detalhes do Demonstrativo de Resultado, onde se traduz se há lucro e ou prejuízo operacional líquido de uma organização:

Receita de Vendas ou Operacional Bruta

(-) Deduções da Receita Bruta (Impostos, devoluções, descontos)

= Receita Operacional Liquida

(-) Custo dos produtos e serviços vendidos

= Lucro Bruto

(-) Despesas Operacionais (Despesas com Vendas e
Administrativas e Resultado Financeiro)

= Lucro ou prejuízo operacional Líquido ou EBIT

 

Calculando o EBITDA:

= Lucro ou prejuízo operacional Líquido

(+) Depreciação e Amortização

= EBITDA

EBITDA é um indicador econômico financeiro importante, é necessário interpretá-lo de maneira correta para saber a correta performance de sua organização. Aquilo a que ela se propõe a entregar aconteceu? Sua atividade fim foi atingida ao final do período de análise? Estou alinhado com meu plano estratégico?

O EBITDA é muito utilizado por investidores para avaliar a capacidade de alavancagem do seu negócio em caso de transação de venda da sua empresa.

Um EBITDA positivo indica que a empresa está, provavelmente em uma situação saudável, se sua atividade fim foi atingida, se suas margens são positivas e pagam seus custos. Apesar de que, se positivo em percentual muito baixo, inspira cuidados porque qualquer imprevisto pode causar problemas de resultado e de caixa.

O EBITDA também pode ser usado para comparar o seu negócio com empresas concorrentes. Você poderá avaliar qual empresa consegue performar melhor na mesma atividade, sendo um importante indicador para o entendimento da sua posição no mercado.

Comparando duas empresas do mesmo segmento:

Empresa XEmpresa Y
Receita Líquida210,0001.000,000
EBITDA60,000100,00
% Lucro Líquido28,6%10,0%

A empresa X tem 21% da receita liquida da empresa Y, e por eficiência em sua gestão ela tem 60% de EBITDA em relação a empresa Y, ou seja, a empresa X é quase três vezes mais rentável que a empresa Y por cada real de receita liquida obtida. Vejam, quase três vezes melhor em lucratividade, olhando pelo aspecto da atratividade por investimentos em qual empresa você aplicaria o seu capital? Nem precisamos dizer – é obvio que a gestão eficiente da empresa X tem que ser admirada e perseguida.

Se a empresa Y obtivesse a mesma performance de gestão e conseguisse o mesmo percentual de EBITDA da empresa X ela atingiria o valor de $286.000 de EBITDA.

A empresa Y urgentemente tem de rever sua gestão para obter um EBITDA melhor, ou seja, rever sua estrutura de custo de fabricação, custo de importação, custo de aquisição de insumos, despesas de vendas e ou administrativas. Rever se a situação de caixa está gerando despesas com juros (resultado financeiro negativo), como mencionado no início deste informativo – “são muitas variáveis que se desdobram em subcategorias a serem analisadas para se obter a correta análise da performance financeira”.

Porém, atenção: um EBITDA positivo nem sempre significa que aquele valor será revertido em caixa líquido, vamos tratar deste tema em outro artigo, faz parte das variáveis e subcategorias de gestão.

Se você está preocupado com a tendência de resultado ou geração de caixa de sua empresa, entenda como a Direta Consultoria pode ajudá-lo a reverter esta situação.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VAMOS CONHECER O NOSSO TRABALHO?

Agende uma reunião!

CONTATO

Como Encontrar a Direta?

FALE CONOSCO

+55 11 98204-1154

E-MAIL

contato@diretaconsultoria.com.br

ESCRITÓRIO

São Paulo / SP

VAMOS TRABALHAR EM CONJUNTO?

Agende hoje mesmo!

Precisa de ajuda? Need Help?