Na atual crise econômica, você já estabeleceu seu plano para correção de rumos?

economic crisis.
frustrated business man cartoon character.
falling graph of a stock market
set flat icons modern design
isolated on white background.
financial crisis graphic illustration.

Vários artigos e matérias sobre a crise financeira causada pelo Covid-19 e a queda do petróleo estão aí disponíveis, e em sua maioria nos levam a refletir sobre o lado ruim e negativo desta crise (evidentemente que do ponto de vista humano, não há pontos positivos – pode significar uma quantidade grande de pessoas vulneráveis virem perder suas vidas).

Mas olhando para os negócios, como um bom otimista convido vocês a pensarem fora da caixa. Se formos trilhar o caminho da mesmice deveríamos sentar e esperar a volta da normalidade – e quem sabe se sua empresa sobreviverá a este período de epidemia global?

Este é o momento de planejar e buscar as melhores oportunidades que já estão aí.

Neste exato momento na indústria de tecnologia o fator positivo é que há um aumento expressivo por produtos que facilitem a mobilidade dos funcionários. Muitas empresas pediram a seus funcionários para trabalharem de casa, mas nem todos tinham todos os equipamentos ou infraestrutura necessários.

As indústrias de produtos de consumo estão aumentando seus estoques e acelerando a produção devido ao aumento exponencial de demanda de alguns produtos – estão esvaziando as prateleiras dos supermercados.

Mas tudo isto requer olhar para dentro da sua empresa e a palavra aqui é análise. Análise e mais análise de suas condições econômicas e financeiras, como por exemplo: quanto de fôlego sua empresa tem? Seus estoques de matéria prima estão em níveis adequados, seu fluxo de caixa está ajustado? Seus gastos adequados? Posso eliminar algum custo fixo, tenho como renegociar algo? Tenho estoque de produtos acabados suficiente para atender uma demanda inesperada?

A crise está afetando você, seus competidores, seus clientes e funcionários – mas nem todos igualmente. Há empresas bem posicionadas para enfrentar este momento, outras que já vinham com problemas os estão vendo serem acentuados – precisam gerenciar uma crise.

Este é momento em que o grupo de gestão da empresa deve se reunir e projetar algumas possibilidades ou rumos para o seu negócio – quanto mais rápido você estabelecer estes cenários, mais rápido você vai encontrar as oportunidades que estão aí. Você não acredita que em toda crise existem oportunidades?

Você já encontrou as suas oportunidades? Se precisar de suporte para sair da crise ou aproveitar oportunidades, procure quem tem experiência e pode realmente ajudar sua empresa. A Direta Consultoria está aqui para ajudá-los, contate-nos sem compromisso.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda? Need Help?