Táticas/Ações para garantir que sua liquidez seja ampliada por um período maior.

Young man working at a warehouse with boxes

Se sua empresa tem inventário de matérias, produtos etc., este é o momento de você realizar uma análise com lupa e, com todo o detalhe necessário, transformar o mais rápido possível este inventário em caixa. Exemplo:

  • Materiais e ou produtos que estão sem movimentação por um longo tempo no inventário, é necessário com urgência realizar a venda deste ativo, nem que seja pelo preço de custo ou abaixo do custo, o foco aqui é transformar estes materiais e ou produtos em caixa.
  • Inventário com período de vencimento curto, não seria a hora e o momento de realizar aquela promoção?
  • No caso de existirem contratos com fornecedores com entregas fixas, e também sendo o caso da sua demanda estar em queda, você deve urgentemente rediscutir novos prazos com os fornecedores e esticar as entregas o máximo possível, pois este material virará contas a pagar no curto prazo, e reduzirá sua disponibilidade de caixa
  • Segurar destruição de matérias-primas ou produtos o máximo possível, pois esta ação gera gastos que podem ser prorrogados

Enfim, a gestão da cadeia de suprimento da sua empresa neste momento de incerteza tem que funcionar com precisão, com responsabilidade e sincronia com todos os outros departamentos.

Investimentos?  Devem ser reavaliados, repensados em sua urgência e estabelecidos novos prazos. A não ser que façam parte de sua estratégia de reposicionamento ou aproveitamento do cenário atual, e que não comprometam a saúde de seu caixa.

Gestão de valores a receber é outro ponto que requer novamente a lupa e uma análise em detalhes da carteira de recebíveis:

  • Buscar receber dos antigos inadimplentes aqueles valores que você considerava perdido. Talvez um bom desconto que fique interessante para o devedor e bom para sua empresa.
  • Acompanhar dia a dia os valores a receber de seus clientes. Aparecerão clientes em dificuldades e que não pagarão sua empresa no dia esperado, e traçar um plano rápido para estes casos, reduzir ou eliminar juros, negociar com o cliente é o que te resta neste momento.
  • Vendas com pagamento antecipado, ao invés de pagar alto juros para os bancos, por que não negociar com o cliente algum desconto por pagamento antecipado?
  • Desconto de duplicatas só servem para cobrir déficits de caixa por período curto, se isto virar uma ciranda pode levar a consequências maiores e indesejadas

Este é o período que a empresa deve estar acompanhando dia a dia seus recebíveis, este é o termômetro da sua liquidez.

Ampliar o máximo possível prazo com fornecedores para novas compras, isto vai melhorar a situação de capital de giro empregado no negócio.

Apesar do anúncio de abertura de linhas de créditos pelos governantes, a realidade desta negociação com os bancos não está sendo uma tarefa fácil. Exemplo: crédito para pagar folha de pagamento – há bancos privados condicionando a liberação do empréstimo com abertura de conta corrente dos funcionários. Quem têm tempo hábil para toda esta burocracia?

Faça uma boa pesquisa e com antecedência de parceiros financeiros que realmente possam te socorrer. Temos várias FINTECH’s operando e talvez as condições sejam melhores que as de grandes bancos privados.

Olhar linhas de financiamento de médio e longo prazo, BNDES, programas estaduais de desenvolvimento, fundos de desenvolvimento.

Analisar a possibilidade de ter um sócio investidor. Faça um Business Case do seu negócio, veja a capacidade de sua empresa ser atrativa e gerar retorno além da expectativa para este investidor.

Toda esta análise de situação financeira e de negócio exige experiência. Conte com a DIRETA Consultoria para apoiá-lo neste momento de incerteza.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VAMOS CONHECER O NOSSO TRABALHO?

Agende uma reunião!

CONTATO

Como Encontrar a Direta?

FALE CONOSCO

+55 11 98204-1154

E-MAIL

contato@diretaconsultoria.com.br

ESCRITÓRIO

São Paulo / SP

VAMOS TRABALHAR EM CONJUNTO?

Agende hoje mesmo!

Precisa de ajuda? Need Help?